terça-feira, 18 de maio de 2010

APRENDER BRINCANDO

Ao assistir uma professora, que trabalha com 2º ano, xingar um aluno dizendo que ele "só quer brincar, só quer brincar" pensei logo na reação que teria Piaget ou Vigotski se a ouvisse.

Para Piaget, a brincadeira não só reflete o nível de desenvolvimento cognitivo da criança mas também estimula o desenvolvimento. Vigotski diz que é através da brincadeira que as crianças desenvolvem o pensamento abstrato.

Nas fotos acima os alunos aprendem sobre reciclagem utilizando jornais e revistas já lidos para confeccionar máscaras e dramatizar fábulas estudadas na aula.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

APRENDENDO NA PRÁTICA





USANDO O "LABI..."

Finalmente o LI da nossa escola foi liberado. Com internet somente em quatro máquinas, vamos revezando os alunos que tem sede de conhecer, que reclamam da demora de abrir um site, que brigam por um minuto a mais do mundo que está a sua frente. O tempo é curto e as direções são tantas...Prá onde ir...


Iniciamos trabalhando com editor de textos. Cada um descrevendo sua mãe, como ela é, seus gostos, seus hábitos, suas preferências e maneiras de ser e ao final declarando sua admiração e seu amor, para entregar junto com o presentinho confeccionado em aula. Trabalhando em duplas ou trios, juntando os conhecimentos, um ajudando o outro, conseguiram escrever muitas coisas para suas mães. Alguns conseguiram até enfeitar com coraçõezinhos desenhados no "paint". [ ... ] "os seres vivos são autônomos e autoprodutores, ou seja, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver". ( Maturana e Varela - 2002 )

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Projetos e mais projetos

Iniciei seguindo o enfoque de um PA que não vingou, mudei para outro tema conforme a preferência dos alunos, me deixando levar pelo interesse deles e agora a escola lançou um novo projeto com o tema "Copa do Mundo". Estou sem saber que rumo seguir