quarta-feira, 23 de junho de 2010

SEMANA DE 24 À 28 DE MAIO


Vigotski e Paulo Freire inspiram o fazer...


" A brincadeira tem papel direto no desenvolvimento cognitivo. É através da brincadeira que as crianças desenvolvem o pensamento abstrato"
( Vigotski, LS, 1988, Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem )


É impressionante como a brincadeira de compras através dos encartes de supermercado é levada a sério. Como estão sempre sendo atualizados, alguns alunos aproveitam para avisar as mães de produtos que estão em ofertas neste ou naquele estabelecimento, tendo o cuidado de observar a validade das ofertas. Também compram produtos que na vida real não teriam condições de comprar. O dinheiro ( de brinquedo ) utilizado na aula é um atrativo a mais pois dá a sensação de veracidade à negociação, tornando-se um dos momentos mais esperados das aulas de matemática. O mais interessante é que eles criam situações reais de compra, como por exemplo, produtos para o aniversário de alguém da casa ou para receber a visita de algúem querido como a madrinha, avó ou tia, ou simplesmente por ser fim de mês.

Em Português, os alunos adoraram recriar os contos de fadas trazendo-os para a realidade atual onde a Chapeuzinho Vermelho vai ao shopping com a Rapunzel e encontra a Cinderela trabalhando no Mac Donald. Estas criações coletivas serão publicadas em breve neste espaço.

Como " leitura de mundo" ( Paulo Freire )no saneamento básico as crianças fizeram uma pesquisa baseada na tabela da página 104 do livro de Ciências, que trazia dados do IBGE sobre a produção familiar de lixo por dia e depois com os dados da produção da nossa família fomos para o LI editar a tabela. Com a proposta de reduzir ( não utilizando sacolas plásticas, por ex. ), selecionar ( construir uma composteira no fundo do pátio para o lixo orgânico ) e reciclar o lixo de nossas casas ( separando de maneira adequada ) pretendemos conscientizar primeiro as pessoas de nossa família.

Ainda nesta semana houve uma atividade que os alunos gostaram muito que foi um momento relax: coloquei uma música orquestrada com sons da natureza e pedi que fechassem os olhos e deixassem a imaginação solta e ao final da música eles passassem para o papel o que veio à cabeça durante a execução. Os desenhos foram muito variados com uma grande riqueza de detalhes.

Nenhum comentário: