segunda-feira, 21 de setembro de 2009

COMÊNIO, O PAI DA DIDÁTICA MODERNA


João Amos Komensky, que no Brasil é conhecido por Comênio, nasceu em Newnitz em 1592 e morreu em Amsterdã no ano de 1670, aos 78 anos, foi um filósofo tcheco que defendia uma escola onde as crianças são respeitadas como seres humanos que têm inteligência, sentimentos, aptidões e limites e, que todas as pessoas, absolutamente todas incluindo-se as portadoras de deficiência mental e as meninas, têm direito à educação, isto é, tudo para todos.

Sua obra mais importante foi a Didática Magna, que marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. Neste livro o pensador desenvolveu suas idéias sobre o ensino. Na verdade um conjunto de reflexões e sugestões que vão desde os objetivos gerais da educação até aspectos do cotidiano escolar. Numa época em que a educação era vista e praticada como castigo Comênio questiona: Porque não se aprende brincando?

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Sandra! O que seria um bom exemplo para isso que está trazendo em sua postagem? Traga um exemplo de sua vivência, de sua aprendizagem! Afinal, se aprende brincando??? abraços