sexta-feira, 18 de junho de 2010

SEGUINDO A TRILHA...




Descrevendo um pouco mais as tarefas da trilha, na foto ao lado uma das equipes procurava localizar um país participante da Copa e os países que fazem fronteira com o mesmo. Esta tarefa estava oculta na biblioteca da escola em um pequeno cartaz que continha todos os países participantes e o continente em que se situavam, a distância do país sede e a bandeira.











Outra tarefa foi de recortar, de revistas ou jornais letras, sílabas ou mesmo palavras para compor uma frase do Hino Nacional Brasileiro.


A tarefa do encarte do supermercado foi uma das que os alunos mais se envolveram, como se estivessem comprando mesmo os produtos. Tendo em mãos uma tabela com a relação de 13 produtos, eles precisavam consultar o encarte de, no mínimo, 2 supermercados ( tínhamos de três : Carrefour, Zaffari e Big - 2 encartes de cada, mas não estavam todos disponíveis naquele dia ) e, calcular quanto sobraria de 50 reais ao comprar a cesta de menor preço?








Houve ainda a tarefa da soma no triângulo ( fig 01 ), onde teriam que arrumar os números 1, 2, 3, 4 e 5 de maneira que somando-se cada lado deveria dar 9; a de completar o diagrama ( fig 02 ) descobrindo a regra; a de desenhar um pequeno cartaz alertando contra o desperdício de água.










(fig 1)

( fig2)
A avaliação seria a tarefa correta no menor tempo porém, não deu certo porque na pressa de entregar traziam o resultado incorreto e voltavam para refazer, combinamos então que o grupo vencedor seria aquele que completasse o maior número de tarefas até o final da aula. Deu empate e deixamos para segunda-feira o desempate com uma nova tarefa com uma atividade de ortografia. O grupo vencedor foi o VERDE.
Para a realização da trilha contei com a preciosa colaboração da minha filha (estudante de Pedagogia da ULBRA, 5º sem. ) por se tratar de uma atividade programada para um espaço muito grande ( quadra, biblioteca, lab.inf. sala de aula ), o que infelizmente não foi possível.
Fazendo um balanço, com os alunos, sobre os pontos positivos e negativos, chegamos a conclusão que o saldo foi positivo e com muitas aprendizagens.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida,
Muito interessante as atividades que desenvolveu com a sua turma. Qual a reflexão teórica que você faz sobre esse trabalho?

Abraços

Sandra Maria Caroni disse...

Olá Patrícia,
Eu acredito que houve um mix de teorias pois Paulo Freire inspirou a atividade com os encartes que é uma realidade que as crianças sabem que existe, que todo mundo utiliza,em maior ou menor frequência, mas utiliza e proporciona o prazer do "fazer compras" estimulando o raciocínio lógico, o cálculo,a solução de problemas "reais" num ambiente descontraído e informal. Também nas tarefas dos mapas houve uma leitura do mundo em que estamos envolvidos com o projeto da Copa na medida em que Localizamos os países participantes, os continentes e, a cultura, os hábitos e costumes dos países. Vigotski inspirou o desenvolvimento na forma de brincadeira e Freinet na dinâmica da organização do espaço para a realização.