quinta-feira, 8 de outubro de 2009

LETRAMENTO ESCOLAR

Enquanto lia o texto de Kleiman, lembrei de um fato que demonstra bem o tipo de letramento utilizado pela escola: uma sobrinha de sete anos e estudando na segunda série, perguntada de como estava na escola disse - me que estava gostando muito e que já sabia várias coisas mas que estava triste porque numa prova tinha errado uma coisa que a professora não tinha ensinado. Perguntei-lhe o que foi e ela ingenuamente me respondeu que a professora sempre ensinava as horas num relógio redondo e com todos os números (de 1 até o 12 ) e na prova tinha só relógio quadrado com quatro números e por isso ela tinha errado. Isso aconteceu há uns seis anos atrás, agora já acho difícil que aconteça já que as crianças desde três ou quatro anos reconhecem vários tipos de relógios desde os digitais em canetas e aparelhos eletrônicos até os mais simples das lojas de preço popular.
Outro caso que me veio à lembrança durante a leitura do texto foi de um aluno meu na terceira série. Este menino tinha uma letra ilegível, que muitas vezes nem ele sabia o que tinha escrito mas, realizava mentalmente cálculos matemáticos extremamente corretos e rápidos, também não conseguia desenvolver o cálculo no caderno. Esse aluno acompanhava o pai, que vendia verduras em uma carroça, desde os cinco anos.
Atualmente, o mundo moderno, onde as tecnologias avançam assustadoramente e nos impulsionam a novas aprendizagens, exigindo novos conhecimentos a todo momento na vida prática, faz das pessoas, desde a mais tenra idade, um observador, um autodidata, que questiona e exige dos educadores uma nova postura que atenda às suas inquietações.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Sandra Caroni!

Muito bom os teus exemplos, da sobrinha e do aluno, dá para perceber como são importantes as leituras, automaticamente te levaram a reflexão questionadora, é por aí o caminho não se precisa ir muito longe, você tem o privilégio de terem um laboratório em sala de aula.
Desejo muito sucesso e continue com suas excelentes reflexões.
Obrigada por suas postagens!

Um grande abraço,

Geny Schwartz da Silva
Equipe da coordenação Geral do Polo de Gravataí
PEAD/FACED/UFRGS