domingo, 15 de novembro de 2009

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO

JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM

O texto de Marta Kohl nos fala sobre quem é o aluno da EJA, de onde veio, quais são as suas dificuldades e seus objetivos. Segundo ela, o adulto da EJA é, em sua grande maioria, o migrante que veio do campo na esperança de uma vida melhor para si e seus filhos, com pouca ou nenhuma qualificação profissional, apenas a experiência do árduo trabalho do campo e com uma curta passagem pela precária escola na sua infância. Já o jovem traz consigo uma história de repetência e evasão escolar até tornar-se excluído.
A alfabetização do adulto e do adolescente é uma questão de especificidade cultural onde cada aluno tem consigo suas experiências, suas vivências e suas reflexões sobre o mundo e sobre si mesmo. A aprendizagem escolar vem acrescentar novos conhecimentos permitindo uma outra resignificação das construções já adquiridas.
Quanto às dificuldades dos alunos adultos, podemos dizer que o cansaço, a fome, o sono e a linguagem escolar, entre outras, são os maiores inimigos de uma experiência bem sucedida [...]Os adolescentes, excluídos da escola regular sentem-se envergonhados, humilhados tornando-se inseguros quanto a sua própria capacidade, influenciando assim a sua aprendizagem, o que estaria relacionado com a falta de sintonia entre a escola e o aluno, quando sabemos que a escola funciona baseada em regras específicas que configuram um modelo escolar onde há um professor que ensina e estabelece regras para um grupo de alunos que deve aprender e obedecer e, dominar esta mecânica da escola pode ser crucial para o desempenho do indivíduo levando-o a seguidas repetências, à evasão e ao seu retorno na EJA.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pois é Sandra, esse é o perfil dos alunos da EJA. Portanto, é preciso que esses alunos tenham muita motivação, caso contrário, acabam abandonando novamente. Concorda?! Bjs

Sandra Maria Caroni disse...

COM CERTEZA, PATRÍCIA. SÓ SEGUE EM FRENTE QUEM TEM OBJETIVO,SEJA DE UM SALÁRIO MELHOR, UMA PROMOÇÃO OU UMA MESMO UMA PROFISSÃO, PORQUE UMA GRANDE PARTE PROCURA A EJA APENAS COM O OBJETIVO DE APRENDER A LER E COM ISSO GANHAR AUTONOMIA,E QUANDO ISSO ACONTECE DEIXAM-SE VENCER PELAS DIFICULDADES E DESISTEM DE IR EM FRENTE. BASTA, JÁ É O SUFICIENTE.