quarta-feira, 6 de maio de 2009

2009


ANO NOVO... VIDA NOVA...



Dicotomia


E agora José, digo CLAUDE???


O antropólogo francês Claude Lee vai até uma ilha da Polinésia com a missão de pesquisar os hábitos e costumes dos nativos, que são muito diferentes da cultura dos franceses. Decidido a não julgar o modo como vivem, Claude se vê envolvido num dilema entre seus princípios e a crença dos habitantes da ilha. Eles acreditam quem homens de pele branca são mensageiros dos deuses e que sempre deverão ser obedecidos. Eles então perguntam para o antropólogo “se você tem a pele branca então você é um mensageiro dos deuses, ou nossas crenças estão erradas?’’
Fiel a seus princípios de não interferir na cultura dos nativos decide mentir dizendo que “sim, eu sou um mensageiro dos deuses” e aí ele está mentindo duas vezes: ao dizer que era um mensageiro dos deuses e quando concorda que todos os homens brancos são mensageiros dos deuses.
Como bem disse uma colega no fórum: “... uma mentira leva a outra...” mas então como fazer: dizer a verdade e interferir na crença deles ou manter a mentira e deixá-los vulnerável a pessoas brancas inescrupulosas.
Claude agiu em conformidade com a crença dos nativos que, independentemente da sua visita, estariam vulneráveis, não só aos inescrupulosos como a quaisquer pessoas que fatalmente descobrirão a ilha. Ao mesmo tempo que fere seus princípios violando, por um curto espaço de tempo, sua ética, mantém inalterada a sua postura diante da cultura de seu povo.



Nenhum comentário: