quarta-feira, 6 de maio de 2009

Há muito o que debater...

INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS


Iniciei minha carreira numa escola que tinha classe especial com professora qualificada para atender as necessidades dos alunos e concordo plenamente contigo quando relatas que haviam progressos significativos ao ponto de passarem para as classes regulares. Eu mesma recebi um aluno que ficou três anos na primeira série e veio para a minha turma de segunda série apenas um pouco mais lento que os outros conseguindo acompanhar esta e as séries seguintes. Já outros alunos daquela classe permaneceram no mesmo nível mental porém, foram crescendo fisicamente e com os hormônios em ebulição, davam "verdadeiros bailes" nas professoras que ficavam permanentemente alertas para que não houvesse alguma cena imprópria para os pequenos.
Concordo com a colega Roselaine ( Fórum 2009-04-14 ) quando diz que é uma crueldade com as crianças e também com a professora, ficar horas e horas dentro de uma sala se o que a criança quer é espaço, liberdade, movimento. Mas a professora tem mais 25, 27 alunos e conteúdos a desenvolver. Na minha escola tem uma professora que, separada, trabalha 60 horas para sustentar a casa. Em um dos turnos trabalha com alfabetização já há bastante tempo. Há uns cinco anos atrás precisou fazer cirugia para corrigir uma miopia que estava se agravando. Durante a recuperação houve descolamento de retina e a coisa ficou pior do que estava, e ela ainda tem que fazer cirugia na outra vista, só que tem medo de que aconteça o mesmo problema. Para mim essa professora é deficiente visual apesar de não ter nascido assim, de ter ficado assim com a idade ( ela está perto dos 50 anos ). Pois no ano passado ela recebeu um aluno com síndrome de Down! Eu nem acreditei! Este menino ficava andando pela sala, mexendo com os colegas, deitava no chão... E sabem o que a mãe diz??? Que por ela ele estaria numa escola especial mas o Conselho Tutelar não deixa. Então eu pergunto: Quem são as pessoas que compõem o conselho tutelar? Elas têm alguma qualificação? Até onde eu sei são pessoas comuns, da comunidade, sem nenhuma formação pedagógica, que apenas se candidatam , fazem campanha e são eleitas, atraídas por um salário significativo. Que experiência essas pessoa têm para colocar tamanha responsabilidade sobre os ombros de outras pessoas?

Nenhum comentário: