quinta-feira, 7 de maio de 2009

Revista Pátio Online

Entrevista

Fernando Becker

As concepções epistemológicas professadas pelos docentes e como elas se refletem em suas práticas é um dos assuntos mais caros atualmente ao professor Fernando Becker. Orientador de diversos trabalhos de mestrado e doutorado das mais diferentes áreas de conhecimento, incluindo história, física, matemática, português, pedagogia, engenharia, psicologia, arquitetura e artes, o professor da Faculdade de Educação da UFRGS também tem entre suas prioridades traduzir para o meio educacional as concepções de desenvolvimento e aprendizagem da epistemologia genética, de Piaget e da Escola de Genebra, procurando, aqui e ali, promover encontros fecundos com a obra de Paulo Freire, estruturando uma visão pedagógica que contemple basicamente a ação do sujeito enquanto logra êxitos e enquanto se apropria das ações exitosas. É a partir dessa perspectiva e com esse conhecimento de causa que Fernando Becker fala nesta entrevista sobre as contribuições atuais das diferentes abordagens teóricas sobre a aprendizagem e como a ciência tem ajudado a compreender seus processos.

Leia a entrevista na íntegra em Revista Pátio Online

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Sandra Caroni que bom que agora, esta tudo bem com seus familiares e assim você voltou a fazer os registros no seu portfólio. Suas colocações apresentam clareza, objetividade e coerência com os estudos das Intredisciplinas do semestre.
Obrigada por fazer as suas postagens!
Desejo que todo corra bem junto dos que lhes são caros.
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Sandra Maria Caroni disse...

Obrigada, mestra Geny, por suas palavras sempre tão incentivadoras e tão cheias de bondade. Quanto à minha mãe e meu marido estão melhores, graças a Deus.