sábado, 16 de maio de 2009

Modelos Pedagógicos

Pedagogia não-diretiva

Como disseram alguns colegas, a pedagogia não-diretiva é mais difícil de ser encontrada porque a maioria dos professores passa no mínimo três anos se preparando para transmitir conhecimentos através de técnicas e procedimentos pedagógicos então, quando se vê diante de uma turma é automático, é instintivo conduzir uma aprendizagem. No entanto, se olharmos mais atentamente ao nosso redor, reconheceremos este modelo em alguns colegas que já estão em final de carreira, aguardando aposentadoria, cansadas que estão de dedicar seu tempo e sua vida por anos a fio para crianças de todas as raças, credos, costumes e famílias. Já as ouvi dizer que agora chega, que as professoras mais novas que estão iniciando agora que façam a sua parte, que enquanto a aposentadoria não chega elas trazem uma grande quantidade de material, coloca-os numa mesa e pede que alguém escreva uma atividade no quadro e deixa que eles pesquisem as resposta no material disponível. Sei que há profissionais assim em todas as profissões mas penso que, como formadores, não podemos nos permitir tal atitude.

Nenhum comentário: