sábado, 23 de outubro de 2010

Reflexão referente ao EIXO III

13 - 19/09
Quem não gosta de brincar?

Com jogos e brincadeiras a aprendizagem é mais significativa, o aluno aprende mais e com maior facilidade, a aula fica mais divertida, é mais gostoso, embora alguns pais, acreditem que seja menos proveitoso por se tratar de uma aula com menos teoria, o aluno aprende mais, por não ficar na monotonia de o professor passar a disciplina no quadro e o aluno copiar mecanicamente, o aluno se expressa melhor, melhora sua atenção, sua coordenação motora, sua percepção, sua vontade de participar das aulas, e a ajuda aos colegas.
A aula sendo prazerosa, o aluno fica mais feliz, e quando a criança está feliz, ela fica mais disposta, melhora seu rendimento, tanto escolar quanto familiar, a criança fica mais participativa,e tem maior facilidade de integração, o brincar tem um grande papel no desenvolvimento emocional das crianças pois estas, costumam agir de acordo com o estágio em que está se desenvolvendo, como também é levada a um novo desenvolver, na qual ela utiliza as habilidades que adquiriu recentemente, as quais seriam perdidas caso não fosse praticadas nas brincadeiras
Como explica Vygotsky, é brincando que as crianças despertam o pensamento abstrato, na brincadeira a criança tem contato com conteúdos e desafios alem da sua capacidade atual, o que revela futuras habilidades antes mesmo delas já fazerem parte do presente desta criança, o que estimula de uma forma quantitativa e qualitativas o seu desenvolvimento.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sandra querida,

O jogo é uma característica do comportamento infantil e a criança dedica a maior parte de seu tempo a ele. Piaget (1998) acredita que o jogo é essencial na vida da criança. O jogo é, por excelência, integrador, há sempre um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e à medida em que joga ela vai se conhecendo melhor, construindo interiormente o seu mundo.


Bjsss